Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

O Plano dos fatos é diferente do plano das ideias

O Plano dos fatos é diferente do plano das ideias, ou melhor, tuas ideias não correspondem a teus fatos. As conclusões que buscam respostas e entendimentos, volta a me fazer tentar compreender "o ser", não sou psicóloga e muito menos estudo para isso, mas a curiosidade me faz ser mais observadora, me faz querer o silêncio, ao invés das palavras. Nessa busca deparei com uma nova "?" a pessoa egoísta e é claro sem deixar o seu sinônimo o altruísta.


Egoísmo

 “O eu”:
Tudo gira em torno de você e seu umbigo reluz a ouro...
É fato que a humanidade é egoísta.Tanto que mal falamos e ligamos para os demais, querem mais do outro sem a lei do retorno, querem mais pra si,  se é certo ou não tirem suas conclusões. 
As pessoas essencialmente egoístas, mal percebem quando machucam as demais, mal percebem que existe um mundo acontecendo e este cada vez girando mais depressa. Pessoas essencialmente egoístas, quando caem em si levam tombo, mas no geral é tarde demais.Se você parar de se preocupar com a sua felicidade para se preocupar com a felicidade alheia, você vai se lascar sua vida inteira e um certo grau de egoísmo é necessário, creio eu, para uma vida emocionalmente saudável. Mas, nós humanos somos MUITO mais egoístas do que o saudável.

Altruísmo

 “O outro”:

O contrário do egoísmo, você faz parte de um todo e sabe que tudo está conectado. Você se sente integrado a tudo e a todos, chegando ao ponto de que a felicidade de uma pessoa próxima é a sua felicidade também.
É, o que eu chamo de "a parte bonita da coisa", o que todo ser deveria exercitar, mas não é interessante, não ganha popularidade, não ganha network, não ganha o interesse no fim de tudo.
Então essa é a parte que eu penso e venho analisando nesses últimos meses: só o homem pode salvar o homem.

Nesses meses de caos, onde a natureza vem mostrando sua real força e mostrando quem é que manda, podemos repetir os mandamentos, ser generoso, cuidar bem do meio ambiente, cuidar do próximo, ser altruísta... Pra que ser egoísta, viver de si, se o si vai morrer um dia?



Beijos,

@Juliane_Madison

2 comentários:

Victor Von Serran disse...

Só o homem pode salvar o homem...só o homem pode destruir o homem... !!!


acho que é muito pouco altruismo para egoismo !!!

ZERO NOVE UM disse...

gostei do post! vc acredita que eu estava fazendo um post agora mesmo sobre egoísmo?